

Tijolo por tijolo, o ex-pedreiro Evando dos Santos construiu um patrimônio cultural inestimável. O legado do sergipano, conhecido como 'Homem-Livro', se espalha por quase 40 bibliotecas que ele fundou em todo o país.
Radicado no Rio de Janeiro (RJ), Evando dos Santos está em Aracaju até o próximo dia 15 fazendo um 'arrastão cultural' em pleno centro da cidade. Hoje, tive a oportunidade e felicidade de reencontrá-lo no centro na companhia da minha amiga e escritora, Jeane Caldas (G. Aguiar). Ele, inclusive, estava distribuindo poemas do ilustre sergipano, Tobias Barreto de Menezes, juntamente com o livro 'Brincando com Adivinhas' da Editora Paulus, onde mais de 40 livros foram doados pela Biblioteca Pública Epifânio Dória. Um ser sábio e simples que ninguém se cansa de entrevistar.
Premiado pela Academia Brasileira de Letras por indicação da escritora Nélida Piñon, o Homem-Livro segue seu trabalho levando o propósito que move a sua vida: incentivar o hábito da leitura, principalmente, nas crianças.
Ele realmente, tem um trabalho extraordinário e feito de coração. Um homem que com certeza, quem conhece e tem a oportunidade de conhecer, se torna amigo e colaborador do seu legado.
TEXTO: RENATA OURO
FOTOS:DIVULGAÇÃO