Academia Olímpica, localizada no bairro 13 de Julho
A Academia Olímpica, localizada no bairro 13 de Julho, conta com uma equipe de profissionais especializados em modalidades aquáticas para o atendimento de gestantes, bebês e crianças, por exemplo, que buscam a natação como esporte, saúde ou bem estar. Nesse verão, como é de se esperar, há inúmeras mudanças de hábitos, além de que cada estação requer e exige cuidados específicos e necessários ao homem. Nas academias as modalidades na água são as mais procuradas nessa época do ano.
As aulas para bebês são no período da manhã e tarde, de seg a sext, no máximo seis alunos por turma e com duração de 30 min, a única exigência é que sempre o bebê seja acompanhado pelos pais ou por um responsável para fazer os exercícios junto com ele na piscina. A aula para crianças a partir de dois anos tem a duração de 45 min com até oito alunos por turma no período da manhã e tarde. Já para gestantes a duração é de 1h15 (30 min de alongamento no solo + 45 min na piscina) em uma turma de até 10 alunas. Os planos e pacotes variam entre trimestral, semestral, mensal, dentre outros, variando assim, o valor a ser pago.
As aulas tanto para gestantes, bebês e crianças são dinâmicas e divertidas, principalmente, para prender a atenção dos pequenos e para driblar as individualidades e medos de cada um, já que a depender do estado da criança no dia, tem até chororo. Mas nada que a cuidadosa Profª Silvana Santos, que dá aula para bebês, crianças e gestantes, não possa resolver. Na equipe de professores da Olímpica tem ainda Max Cunha, Roberto Maynard e Thiago Rabelo. Mas apenas, Silvana, trabalha com gestantes.
A água tem um grande poder medicinal na vida daqueles que praticam um esporte altamente completo, como é o caso da natação. Modalidades ligadas à água como hidroginástica, por exemplo, são familiares a todo o ser humano, já que a água foi um dia a sua casa, presente dentro da barriga da mãe. Por isso, é algo que agrada a grande maioria, sendo rápida a adaptação, além de exercer uma sensação de prazer e relaxamento constante e imediato.
Segundo Silvana Santos, há 16 anos formada em Educação Física, e há dois anos com o projeto de aula direcionada para gestantes, bebês e crianças, diz que os benefícios são muitos. “A natação para bebê e criança ajuda no desenvolvimento, um fato, é que tem alunos meus que chegam aqui aos seis meses de idade sem andar e que quando passam a fazer a atividade, tem chance de andar logo e engatinhar. É importante para a sociabilização, equilíbrio, coordenação motora, trabalho em grupo e desenvolvimento cardio pulmonar”, explica a Professora.
“A criança, no primeiro momento, é normal ficar até gripada, mas logo o organismo vai criando resistências. Melhora até a qualidade do sono e induz a criança a ter uma boa alimentação. Cada criança tem a sua peculiaridade, cada um tem o seu tempo. Por isso os resultados são variados e tem que se respeitar a individualidade biológica de cada aluno. Não adianta os pais ou responsável, ficar pressionando o filho”, ressalta Silvana Santos.
De acordo com a Professora, para a gestante é uma atividade primordial nessa fase delicada da vida. “Além da melhoria enquanto qualidade de vida é muito grande a troca de informações e experiências entre as próprias gestantes, onde muitas acabam se tornando amigas. Eu até sou convidada a visitar o bebê na maternidade e vou com o maior prazer. Outro fato é que muitas vezes o hábito de se fazer uma atividade física é criado a partir da aula e mesmo depois do parto as mães continuam na Academia, só que aí, já entram em outras turmas. Antes da gestante começar a aula se afere a pressão arterial e a freqüência cardíaca antes e depois da aula para o nosso controle, inclusive, anotamos e mandamos muitos dados dessas alunas aos seus respectivos obstetras”, conclui a Profª Silvana Santos.
Para Auxiliadora Almeida, avó da esperta Ana Júlia, três anos de idade, e há um ano e meio na natação, revela que com essa modalidade a neta ficou curada. “A minha neta tinha problemas respiratórios, por isso, começou a vir desde pequena. Ela passou a não tomar muito antibiótico e nunca mais precisou tomar remédio. A natação melhora a coordenação motora e o mais importante, a criança aprende a se socializar com as pessoas desde cedo. A criança tem que nadar porque é o esporte mais completo que existe. A criança com três anos já nada sem a utilização de acessórios como o macarrão ou a prancha. A Ana Júlia já pede para ir à aula e já sabe até o dia. A criança aprende brincando e recomendo para qualquer pequeno, principalmente, para aquele que tem problemas respiratórios”, declara Auxiliadora Almeida, avó de Ana Júlia.
Gestação Saúde
Nome do projeto desenvolvido na Academia Olímpica, direcionado as futuras mamães, que tem como slogan ‘A Vida Saudável começa antes do Nascimento’. O intuito é que a mãe possa ter uma gestação mais saudável a partir de uma série de atividades visando à preparação para um parto tranqüilo e de excelente recuperação, melhora na circulação do sangue, controle da respiração, diminuição dos inchaços típicos da gestação e das dores. Ajuda também nas mudanças do corpo e redução nas lesões musculares. Além de exercícios conta também com palestras. O pacote oferece: aulas de hidroginástica, exercícios localizados, alongamentos, técnicas de relaxamento e palestras.
Natação para Bebês
Fortalecimento muscular generalizado, sociabilização, aumento da capacidade de atenção, desenvolver a percepção sensório motora, são os principais benefícios. As atividades aquáticas em bebês são boas também para evitar acidentes domésticos como: criança que cai na piscina de forma acidental e um meio de evitar futuros problemas motores. A idade mínima para o ingresso em atividades aquáticas deve ser aos seis meses porque somente nessa idade a criança já está protegida e com todas as vacinas atualizadas contra doenças contagiosas. Outros especialistas indicam a natação a partir dos três meses de idade com duração de 20 min.
Professora: Silvana Santos
Fone: 79-9136-5856 / 3246-1287 / 3041-4777
Academia: Olímpica
Site: http://www.olimpicaacademia.com/
TEXTO: RENATA OURO
FOTOS: RENATA OURO
Nenhum comentário:
Postar um comentário