terça-feira, 29 de setembro de 2009

Workshop de Produção de Conteúdos Digitais atrai a atenção dos participantes!

O workshop, uma das novidades do Curta-se 9, visa criar coletivamente a comunicação web e de rádio usando como intermédio o própio festival, a partir de uma rádio Amnésia e da web e TV Curta-se com a utilização de softwares livres. Uma atividade que se iniciou hoje (29) e prossegue até o dia 02 de outubro das 9h às 17h na Casa Curta-se, localizada na rua Teixeira de Freitas, 175, bairro Salgado Filho.

Ananias Pereira (AL), bolsista e pesquisador do Ministério da Cultura (Minc), Ricardo Ruiz (RN), comunicólogo e colaborador da Rádio Cidadão Comum e da Rádio Amnésia, José Balbino (BA), bacharel em Comunicacão e realizador de projetos de formação para o uso inteligente da conexão internet com utilização de softwares livres, Sérgio Melo (AL), jornalista e radiotivista do Coletivo Rádio Amnésia, e Cristina Llanos (BA), artista multimídia que vem utilizando ferramentas livres e publicando tutorias em licenças GPL na internet, são os oficineiros.

Segundo Ananias Pereira, um dos ministrantes do workshop, Sergipe está muito avancado em relação a outros Estados em termos de produção, incentivo e utilização dessas novas mídias alternativas. "O intuito é possibilitar a produção e distribuição das mídias livres conforme o modelo de atividade proposto. O foco principal são as mídias livres aliadas aos programas culturais, ONG´s, órgãos que tenham um apelo cultural e social. A expectativa desse workshop é que sejam realizados trabalhos e produtos como filme, música, feito pelos alunos para que sejam exibidos na mídia. Já estou a algum tempo com esta parceria junto a Casa Curta-se, que representa um grande estímulo, incentivo, apoio, uma bela iniciativa".

De acordo com Renato Nogueira, estudante de Rádio e TV da UFS e estagiário da Diretoria de Novas Tecnologias da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), que veio cobrir o evento, achou de extrema importância o workshop. "Acredito que a Rosângela Rocha é uma guerreira já que é sempre um desafio trabalhar com audiovisual em Sergipe e o país está começando a voltar os olhos para o nosso Estado, fruto do trabalho da Casa Curta-se. A mostra de vídeos de bolso é a minha maior expectativa nesse festival".

Para o Jornalista, César Machado, o workshop está superando as expectativas. "Achei muito interessante a forma como está sendo abordado pela inserção da cultura aliada a utilização das novas ferramentas". Já para a Repórter Fotográfica, Grazziele Santos, foi de fundamental importância poder utilizar ferramentas que até então não se tem muito acesso nas universidades, além da ampliaçao dos conhecimentos.

Outras novidades que prometem no Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (CURTA-SE), nesta nona edição, é a Oficina Clínica para Produtores Culturais, e a de Cel. U. Cine que visa a produção de conteúdos audiovisuais para a telefonia móvel. O CURTA-SE deste ano, conta com uma programação recheada e variada para todas as tribos e idades, incluindo a Mostra Informativa de Curtas Mix SE, espaço para a diversidade sexual. O evento inicia hoje (29) e prossegue até o dia 03 de outubro. Mais informações pelo telefone 79 – 3302-7092 ou www.curtase.org.br ou pelo blog.casacurtase.org.br

TEXTO:RENATA OURO - EQUIPE DE COMUNICAÇÃO CURTA-SE 9
http://www.curtase.org.br/ ou blog.casacurtase.org.br ou 79 - 3302-7092.