quarta-feira, 28 de outubro de 2009

‘A Tela na Sala de Aula’ encanta pedagogos e crianças durante o FICI no Cinemark Jardins


‘A Tela na Sala de Aula’, que visa a fusão entre cinema e educação, há quatro anos em Aracaju, traz os alunos para o cinema e transforma em atividades pedagógicas as situações apresentadas nos filmes. O projeto está inserido no Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), que este ano, está na sua sétima edição e prossegue até o dia 1o de novembro no Cinemark Jardins.

'Desmond e a Armadilha do Monstro do Brejo’, ‘Rolli - Na Terra dos Elfos’, ‘O Ladrão de Hotzemplotz’, e ‘Putz! A Coisa Tá Feia…', são os filmes exibidos no projeto 'A Tela na Sala de Aula'. Cerca de 40 escolas e mais de duas mil crianças já foram beneficiadas com o projeto.

Ontem, no período da manhã, a Escola Municipal Otília de Araújo Macedo, a Escola Estadual Ministro Petrônio Portela e a instituição Amigos da Oncologia (AMO), participaram do evento. Já no período da tarde, foi a vez das crianças da Creche Dom Távora, do Colégio Amélia Leite, do Colégio Manoel Franco Freire, do Colégio Hemei Hermes Fontes, do Colégio Presidente Vargas, e por fim, do Colégio Senador Leite Neto.

Segundo a produtora executiva do Centro de Estudos Casa Curta-SE e coordenadora do FICI em Aracaju, Deyse Rocha, a mola mestra maior do ‘A Tela na Sala de Aula’ é a responsabilidade social. “A cada ano, o projeto está crescendo. Antes do mesmo acontecer, o festival como um todo já tinha sido bastante procurado pelo público nas bilheterias do Cinemark Jardins. Um sucesso realmente. Gostaria que os pais, crianças, professores e amantes do cinema de animação prestigiassem o evento, que tem como objetivo maior, a difusão do audiovisual nas escolas da rede pública. Então, o FICI abraça além de escolas públicas, instituições como a AMO, a Creche Dom Távora, dentre outras. O projeto ainda traz crianças de dois municípios e pólos culturais de Sergipe, que são: Estância, através da parceria com a Secretaria de Cultura do próprio município, e Laranjeiras, através da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Laranjeiras (FAFEN)”, disse Deyse Rocha.

Em todas as sessões do ‘A Tela na Sala de Aula’, cada convidado ainda ganha um combo contendo pipoca + refrigerante. Outra instituição parceira é a Rede McDonald’s Brasil, que tem uma cota de 40 alunos por sessão. De acordo com a diretora do Colégio Amélia Leite, Angélica Nocrato, foi uma delícia participar pela quinta vez do festival. “Eu acho maravilhoso incentivar a educação através da sétima arte, além de ser uma grande valorização as crianças do nosso Estado”.

Para a estudante da segunda série do Colégio Amélia Leite, Leila Mireli, é sempre bom ir ao cinema. “Foi muito bom o festival e uma alegria para mim”. Já para a estudante do mesmo colégio, Nataly B. Silva, "os desenhos são muito bonitos e mexem com a imaginação”.

A professora Vânia C. S. Nascimento, da Creche Dom Távora, ficou maravilhada com o convite e espera participar mais vezes. “Foi a primeira vez que prestigiamos o festival e achei maravilhosa a oportunidade de vir ao cinema, principalmente, para aqueles que não conheciam. É um projeto muito bem desenvolvido e o festival mostrou cada etapa educativa para a formação dos nossos alunos. Parabéns a todos os envolvidos nesta grande idéia”.

O projeto ‘A Tela na Sala de Aula’ ainda irá beneficiar sete mil crianças entre instituições e escolas da rede pública. O material didático e pedagógico está disponível no site: www.fici.com.br onde o internauta poderá fazer o download.

A 7a edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), prossegue em Aracaju até o próximo domingo. No sábado, às 15h30, em única sessão no Cinemark Jardins, pela primeira vez na capital, haverá exibição do filme dinamarquês ‘Prop e Berta’ do diretor Per Fly, com as presenças dos dubladores Wendel Bezerra e Angélica Santos. Eles farão a dublagem ao vivo, simultaneamente à exibição do longa de animação.

Mais informações sobre o festival pelos sites: www.festivaldecinemainfantil.com.br, www.cinemark.com.br, ou através do Centro de Estudos Casa Curta-SE, localizada na Rua Teixeira de Freitas, 175, bairro Salgado Filho. O telefone de contato é o 79 - 3302-7092 ou pelo e-mail: fici.curtase@gmail.com

A 7a edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) é uma realização da Copacabana Filmes e Espaço Z, que conta com o patrocínio do McDonald's, Oi, Dasa, ONS, Cinemark, BNDES, Governo Federal e produção local da Casa Curta-SE. O evento prossegue até o dia 1º de novembro, com exibição de filmes de animação no Cinemark Jardins.

TEXTO: RENATA OURO - EQUIPE DE COMUNICAÇÃO VII FICI - CASA CURTA-SE
FOTO: DIVULGAÇÃO