sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O Rei da Munganga foi a maior atração do CURTA-SE 9 em Laranjeiras!

A noite, o tour de Laranjeiras foi encerrado com a Mostra Informativa de Curtas – Los Hermanos Hispânicos no Auditório da UFS (Campus de Laranjeiras), com a exibição de ‘Columba Palumbus’, ‘Berbaoc’, ‘Ai de Ti’, ‘Para pedir Perdão’ e ‘Bicho’. O curta ‘Bicho’ foi o mais aplaudido pelo público.

Em seguida foi a vez da Mostra Informativa de Longas com o filme ‘O Rei da Munganga’ da diretora Carolina Paiva, produzido por João Lacerda e realizado pela Flora Filmes. Apesar dos problemas técnicos que impediram a exibição do documentário até o final, os estudantes da turma do Professor da UFS (Campus Laranjeiras), Daniel Damásio de Oliveira, se divertiram com o sui generis, Genival Lacerda.

Caruaru, Campina Grande e Norte do Ceará, foram alguns dos locais de gravação do documentário, que retrata a vida e obra do cantor nordestino Genival Lacerda com entrevistas de Elba Ramalho, Marinez (em memória), Dominguinhos, Flávio José, Jorge de Altinho, entre outros. Um artista conhecido pelo chachado no pé com sua famosa barriguinha, simpatia, alegria, traje peculiar e único, além do nordeste na veia.

Segundo Carolina Paiva, a diretora, foi um prazer poder exibir o filme no festival. “Ele é um artista nato prestes a completar 79 anos de idade e de extrema importância para a cultura nordestina pelo seu valor histórico-cultural”.

De acordo com o Professor de ‘Introdução as Artes Visuais’, e ‘Estética e História da Arte’, Daniel Damásio, é relutante fazer essa integração da capital com os municípios, principalmente, entre dois pólos históricos e culturais do Estado. “Cada vez mais surgem cineastas com interesse em documentar o país explorando as linguagens que o cinema pode proporcionar”.

Roberto Carlos, Assistente de Arte do filme ‘O Perfeito’, que faz parte da mostra competitiva de vídeos sergipanos, o CURTA-SE abriu espaço para as novas linguagens como filmes para celular, para os novos cineastas, além de estar mais abrangente por ter passado de luso para iberoamericano. “O festival ficou mais dinâmico e o filme ao qual faço parte, consiste em um diálogo entre a escuridão e o fogo. Uma sátira a religião, a busca incessante pela salvação. A produção foi totalmente independente e sem nenhum apoio, um vídeo experimental que contou com muito improviso. O CURTA-SE, também possibilita o público ver filmes que não estão na grande mídia”.

O aluno de Teatro, Jonathan Rodrigues, ficou muito emocionado com o que foi exibido. “Aqui, devido aos cursos de arte, precisa-se ter mais incentivos por parte da capital como exemplo, o fato do festival ter abraçado também os municípios movimentando a cultura local”.

Zelda Leite, aluna de Teatro, os curtas e longas exibidos serviram como inspiração. “Uma iniciativa maravilhosa e uma plausível parceria com a UFS. Eu já escrevi dois curtas e um longa, mas pretendo realizar primeiramente o longa. Com certeza, irão nascer bons frutos a partir de tudo aquilo que vi”.

TEXTO: RENATA OURO - EQUIPE DE COMUNICAÇÃO CURTA-SE 9

Convidados se divertem no passeio cultural por Laranjeiras!

Alegria, diversão, alto astral e gargalhadas foi assim durante todo o tour por Laranjeiras na companhia da guia local vinculada ao Ministério do Turismo, Angela Lima, que conduziu o grupo de alunos do workshop Conteúdos Digitais, ministrantes da oficina e convidados. O transporte foi cedido pela Prefeitura Municipal de Laranjeiras.

Museu Afro-Brasileiro, Igreja Sagrado Coração de Jesus (igreja matriz do município), Igreja Senhora da Conceição dos Pardos, Ponte Nova e o Campus de Laranjeiras pertencente a Universidade Federal de Sergipe, foram os principais pontos turísticos visitados. O passeio histórico-cultural, ainda contou com um belo almoço e um cortejo folclórico, que encantou a todos pela divulgação do artesanato e de grupos típicos da região.

Já os radioativistas da Rádio Amnésia 88,5 e ministrantes do workshop Conteúdos Digitais, montaram uma rádio em tempo real via internet em frente ao Campus de Laranjeiras. Músicas e entrevistas com os organizadores do CURTA-SE 9 e alunos da UFS fizeram parte da programação. Para obter mais informações acesse o blog: http://sambadadecoco.blogspot.com/

A rádio consiste em uma parceria entre o Ponto de Cultura Coco de Umbigada e a Rádio Amnésia, que foi contemplada com o prêmio ‘Pontos de Mídias Livres’, do Ministério da Cultura (Minc). Através do trabalho conjunto, a mesma realiza transmissões em FM e via internet na comunidade do Guadalupe (Olinda – PE).

Segundo o jornalista e radioativista da Rádio Amnésia, Sérgio Melo, é muito importante essa desconstrução da relação espacial e atemporal que o festival proporciona, além de tudo aquilo que está sendo divulgado e produzido. “Toda a iniciativa a democratização do acesso aos bens democráticos no Brasil é plausível, inclusive, a interação com pessoas de outros Estados e os moradores da cultura local, faz do CURTA-SE uma logística de sucesso”.

Para o estudante do ensino médio e aluno do workshop, Marcos Aurélio, afirma que a oficina foi um ponto de encontro. “O workshop está dando a oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos, além de conhecer novas pessoas. Acho que a qualidade do cinema brasileiro está melhorando muito e em pé de igualdade para competir com os estrangeiros. Por isso a tamanha qualidade apresentada pelos filmes concorrentes do festival”.

Guido Contevillecazes, aluno do workshop, o passeio foi uma idéia formidável. “A intenção foi válida porque é difícil ter algo diferente em Aracaju, além de não ter centralizado as ações na capital, como de costume e a Casa Curta-SE conseguiu desmembrar tudo”.

Já para o estudante de Teatro do Campus Laranjeiras, cartunista do Correio de Sergipe, integrante da banda Sulanca e ator do grupo U.T.Riso, que participou da Rádio Amnésia, Cyborg, foi inusitado encontrar uma rádio operando em tempo real em frente ao Campus. “Acho muito interessante o CURTA-SE e adoro os filmes de animação pelo qual sou fascinado. O Bacharelado em Teatro e a implantação do curso de Cinema na UFS serão as metas da primeira turma de Teatro do Campus. Então, o CURTA-SE veio suprir esta necessidade dando o ponta pé inicial e espero que dentre em breve nos consigamos vencer esta causa”.

Hoje (02) o tour irá se concentrar em Estância, outro município histórico-cultural de Sergipe. Ilha da Sogra e Praia do Saco serão um dos locais visitados.

TEXTO: RENATA OURO - EQUIPE DE COMUNICAÇÃO CURTA-SE 9

Segunda Noite do CURTA-SE 9 tem casa cheia com a exibição de longas e vídeos segipanos!

30/10/09

Aplausos, suspiros, sala de exibição lotada, assim foi a segunda noite do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (CURTA-SE 9), que acontece até o dia 03 de outubro no Cinemark Jardins. Uma das noites mais esperadas pelo grande público encantou a todos pelos filmes concorrentes, tanto pela qualidade, como pela variedade de gêneros.

Mostra Competitiva de Curtas 35mm Iberoamericanos, contou com a exibição de ‘A Saga das Candangas Invisíveis’ de Denise Caputo, ‘Espalhadas pelo Ar’ de Vera Egito, ‘Blackout’ de Daniel Rezende, ‘Os filmes que não fiz’ de Gilberto Scarpa, e ‘Dossiê Rê Bordosa’ de César Cabral.

Mas os que mais causaram frisson e delírios na platéia foi a animação clássica, sátira e histórica da literatura em quadrinhos, ‘Dossiê Rê Bordosa’, um fortíssimo candidato a prêmio, ‘Espalhadas pelo Ar’, um filme que termina com um silêncio e um olhar entre duas personagens de mundos aparentemente distantes, inclusive, pela idade, inteligentemente acabado e dirigido. E finalmente, ‘Os filmes que não fiz’, pela ousadia, humor, criatividade e linguagem utilizada pelo diretor, que levou a platéia as gargalhadas.

Segundo a atriz Ana Carolina Lima, a protagonista do filme ‘Espalhadas pelo Ar’, que veio representando a diretora, se encantou com a cidade de Aracaju e com o festival. “Estou agradecida de estar aqui, por ter sido convidada e poder conhecer este lugar que é uma delícia. O filme que participo foi um trabalho de conclusão de curso da ECA (TCC/ CTR-ECA USP 2007), feito por atores iniciantes como eu que nunca tinha feito cinema na vida”.

Em seguida, foi a vez da Mostra Competitiva de Longas, com a exibição de um dos filmes mais esperados e também um forte candidato a prêmio, ‘ A Festa da Menina Morta’ do ator e estreante diretor, Mateus Natchergaele, que agradou e prendeu a platéia pelos questionamentos e dramas vividos pelos personagens, a religião, a crença, o ritual da enigmática comunidade do interior. Pena que não pôde comparecer ao festival por conta dos compromissos e agenda pessoal.

Por fim, a noite encerrou com a Mostra Competitiva de Vídeos Sergipanos. ‘Quatro e Meia’ de Martha Licia, ‘Miguel – Sem Anos de Solidão, Cem Palavras para Acompanhar’ de Ítalo Lucas de Melo, ‘Desconforto ou qualquer título que lhe caia Melhor’ de Alessandro Santana, ‘O Perfeito’ de Marcelo R. Belarmino, ‘Conte seu Causo’ de Fátima Goes, e ‘O Arquivo de Ivan’ de Fábio Rogério, são os concorrentes. Outro filme exibido fora da mostra competitiva foi o ‘Nova Iorque: Canto e Babaçu’ dirigido por Rita Simone.

Para o estudante da UFS, Luan Frederico, que prestigia o evento pela primeira vez, discorda da maioria do público e não aposta em nenhum dos filmes concorrentes e nem arrisca um palpite. “O festival está bem bacana por também divulgar a cultura do nosso Estado e pretendo vir mais vezes”. Já o estudante de Direito da Pio Décimo, Luíz Fernando, veio conferir os curtametragens e a animação de ‘Dossiê Rê Bordosa’, os seus preferidos. “Todo incentivo a cultura, principalmente, ao cinema sergipano, uma das áreas mais carentes, é sempre salutar e espero que surjam novas produções e incentivos”.

O Curta-se 9 conta ainda com programações diversas no Espaço Cultural Semear Petrobras, Centro de Criatividade, Torre do Mar, Auditório da UFS, Casa Curta-se, Laranjeiras e Estância. Alguns eventos estão contando com a cobertura e transmissão em tempo real pela internet com a participação dos internautas através do chat e endereço eletrônico: curtase9.gatodigital.org

A mesa redonda: Memórias Locais do Cineclubismo em Sergipe, que aconteceu no Espaço Cultural Semear Petrobras, com a participação dos jornalistas sergipanos, Ivan Valença e Ancelmo Góis, da diretora do CNC/BA-SE, Gleiciara Ramos, sob a coordenação da jornalista paulistana, Rosário Caetano, foi agraciada com esse sistema sendo transmitida em tempo real pelo portal Terra.

TEXTO: RENATA OURO - EQUIPE DE COMUNICAÇÃO CURTA-SE 9