terça-feira, 6 de outubro de 2009

Hoje foi a entrega dos alimentos arrecadados durante o CURTA-SE 9!

O Centro de Estudos Casa Curta-SE, desde a terceira edição do festival de cinema agora intitulado Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (CURTA-SE 9), visa a responsabilidade e o comprometimento social através da arrecadação de 1kg de alimento na troca dos ingressos para o acesso ao CURTA-SE 9 durante os quatro dias de festival, exceto o dia de encerramento, que prosseguiu até o último dia 03 de outubro no Cinemark do Shopping Jardins. A entrega foi realizada hoje (06) na Casa Curta-SE aos responsáveis por cada instituição beneficiada.

Nesta nona edição do festival, o Centro Espírita Trabalhadores do Bem, a Creche Ação Solidária Almir do Picolé, e o Centro São Lázaro, foram as instituições agraciadas com a doação de 549kg, total de alimentos arrecadados. Arroz, feijão, açúcar, massa de milho, farinha de trigo, café, sal, macarrão, farinha de mandioca e biscoito, compreenderam os ítens das cestas básicas entregues.

A Casa Curta-SE, que tem como diretora executiva, Rosângela Rocha, e como produtora executiva, Deyse Rocha, fundada em 04 de dezembro de 2003, tem por finalidade a promoção da assistência social, a proteção à infância, à adolescência, a promoção gratuita de assistência à educação, bem como a integração ao mercado de trabalho. Além da realização de festivais de cinema e vídeo, produção de audiovisual, organização de cineclubismo, mostras, conta com outras funções em seu estatuto alterado em agosto de 2009.

De acordo com a diretora executiva, Rosângela Rocha, a doação é uma forma de transformar a verba pública recebida para a realização do festival em uma ação de promoção social. “A Casa Curta-SE como sempre a cada ano cumpre o seu papel de assistência, o diferencial maior se comparado a outros festivais, é que o nosso é totalmente gratuito, incluindo, os workshops e oficinas, enfim, tudo aquilo que faz parte da programação, desde os ingressos trocados por 1kg de alimento apenas”.

O Centro Espírita Trabalhadores do Bem, fundada em 29 de agosto de 1977, localizado no bairro Cirurgia, que tem como filosofia a prática da caridade sendo uma instituição sem fins lucrativos, desenvolve diversas atividades sociais, além da assistência a 80 famílias carentes cadastradas e acompanhadas pela mesma, para onde serão destinados os alimentos doados pela Casa Curta-SE. Corte e costura para enxovais de recém-nascidos através do trabalho de costureiras voluntárias do centro, distribuição de café com pão para mendigos de rua, evangelização de crianças, grupo de jovens, reuniões doutrinárias e tratamento espiritual, são algumas das atividades desenvolvidas.

Segundo o Presidente do Centro Espírita, Weldson Sá Santos, ficou surpreso com o trabalho realizado pelo Centro de Estudos que até então não conhecia. “Eu fiquei muito grato e feliz por se tratar de uma empresa com a nossa mesma filosofia, espírito de vida e dom da caridade. Uma ação que irá beneficiar dezenas de famílias carentes. De vez em quando, contamos com a doação e parceria de empresas devido a nossa credibilidade e confiança nos serviços que realizamos. Para nós é importante e salutar agregar novos parceiros”.

O Centro São Lázaro, terreiro de candomblé, do pai-de-santo, Everton Santos, localizado no bairro América, há seis anos visa a promoção da diversidade cultural com matriz africana e em rede com as demais expressões, irá destinar os alimentos doados pela Casa Curta-SE a própria comunidade local.

Já a Creche Ação Solidária Almir do Picolé, um projeto realizado e desenvolvido pelo Presidente, Almir Almeida Paixão, mais conhecido como Almir do Picolé, localizada no conjunto Piabeta, município de Nossa Senhora do Socorro (SE), foi fundada em fevereiro de 2003. Atualmente, presta assistência a 78 crianças de até cinco anos de idade, incluindo, as três refeições do dia, além de lanches. O vendedor de picolé, há mais de 15 anos faz a festa em comemoração ao Dia das Crianças e o Natal, onde durante todo o ano arrecada brinquedos, roupas e alimentos para serem distribuídos na comunidade local através também de doações e o do dinheiro que arrecada nas sinaleiras.

O Centro de Estudos Casa Curta-SE, está localizado na Rua Teixeira de Freitas, 175, bairro Salgado Filho. O telefone de contato é o 79 – 3302-7092 ou 79 – 3041-8563. Acesse: curtase.org.br ou blog.casacurtase.org.br O e-mail de contato é o: operacional@curtase.org.br

TEXTO: RENATA OURO - EQUIPE DE COMUNICAÇÃO CURTA-SE 9