sábado, 25 de setembro de 2010

A VEZ DE TERESA

Finalmente, chegou o dia mais esperado, o show de Teresa Salgueiro no Teatro Castro Alves (TCA/BA), somente para convidados.

Um mega show e evento pratocinado pelo mega empresário português, José Antônio Inácio Castelo Branco/Grupo Lena Brasil, onde irá lançar o Residencial Mário Cravo, o grande homenageado da noite. A Liz Construções também patrocina o evento. Show realizado pelo Instituto Cultural Lusófono. Á convite de Cláudia Braga, eu vim fazer a cobertura e assessoria para o mesmo. Contudo, outros jornalistas também estão na cobertura do evento, oficialmente a agência encarregada é a Comunicativa Associados contratada pelo Grupo Lena Brasil.

Desde o dia 22/09, a cantora portuguesa e seus músicos, aportaram na capital baiana, entre conversas, jantares e passeios, podemos perceber que são verdadeiras jóias raras, pela simplicidade, educação, humildade, gentileza, carinho, tanto como pessoa, quanto como artistas que são. Adorei perceber tudo isso e muito mais através dessa aproximação mais com o ser humano do que com o artista propriamente dito. Todos são um motivo de inspiração.

Agradeço a minha querida amiga, Cláudia Braga e a toda a sua família, que tão bem me acolheu por essa oportunidade e incentivo ao meu mar de ideias. Pessoas maravilhosas das quais nunca vou esquecer, trabalhadoras, enfim, um exemplo de família muito rara hoje em dia. Que você Cláudia, tenha sucesso sempre na sua vida, juntamente, toda a sua família e amigos. Uma mulher que sabe trabalhar em um mercado nada fácil. Mas que bom que existe pessoas assim para que possamos nos deliciar com tão maravilhos projetos. Só crescemos na vida quando achamos e trabalhamos com as pessoas certas, caso contrário, nada flui. São poucos aqueles que pensam realmente e verdadeiramente e possuem a capacidade de se doar e compartilhar. Isso também faz parte do engrandecimento. Pense nisso!

O HOMENAGEADO
Mário Cravo Junior (Salvador, 13 de abril de 1923) é um desenhista, pintor, gravador e escultor brasileiro. Faz parte da primeira geração de artistas plásticos modernistas da Bahia, ao lado de Carlos Bastos e Genaro de Carvalho.  Em 70 anos de atividade como artista plástico, ele reúne inúmeras exposições individuais e coleivas, prêmios, esculturas em espaços abertos em muitos pontos do Brasil, sobretudo em Salvador, além de obras adquiridas por museus internacionais.


Filho de Mário da Silva Cravo e Marina Jorge Cravo, que moravam na Ribeira de Itapagipe quando Mário, o primeiro de quatro filhos, nascera. Uma de suas características é o monumentalismo, que está presente em sua escultura mais conhecida, a 'Fonte da Rampa do Mercado' (1970), localizada na Praça Cairu, Cidade Baixa, Salvador (BA), entre o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Obra esta que fora encomendada pelo então Prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães e toda feita em fibra de vidro e estrutura metálica medindo 16m de altura.





TEXTO: RENATA OURO

Provocador e excêntrico comemora 40 anos de pura arte

"Criar uma imagem que vem de uma ideia, é formar um novo mundo. A arte." (Leonel Mattos)

Ativista, provocador e excêntrico artista plástico baiano, Leonel Mattos, comemora quatro décadas em um mundo nada fácil. O homem e suas implicações ético-sócio-ambientais, seu principal tema, trajetória reconhecida nacionalmente e ganhador de inúmeros prêmios.

Nem as grades calaram e inibiram o artista, ex-detento, onde ficou preso por três anos e nesse período produziu ainda mais intensamente. O lugar frio, sombrio, marcado pela dor, reviveu aos olhos e a arte do artista, onde quem nunca viu nem sequer uma tela, simplesmente, desabrochou e artista também virou. Cada padaço era um respirar, uma visão, um sentir de pintura, de traços, de pura sintonia com o divino. O ódio deu lugar a bondade e o feio deu lugar a beleza. Onde o destino logo o fez ganhador do Prêmio Braskem Cultura e Arte no ano de 2004. Museus, Teatros, Bienais (a última foi a Bienal de São Paulo 2010), Paris, Portugal, dentre outros, compreendem sua trajetória.

Segundo o artista a arte não precisa de acessórios a não ser de si mesma. "Eu entendo que o mercado vai para um lado e o artista para o outro. A obra por si só questiona, provoca, revela, é o elo de comunicação. O mercado de arte visa apenas o marketing. Eu pinto desde os 15 anos de idade e foi através da arte que conheci as pessoas. A arte se destaca por si só e não tem que combinar com nada e estamos sentindo a falta de colecionadores. Prefiro expor na Feira de São Joaquim (BA), por exemplo, do que expor na Bienal de Veneza. Sou um artista provocador, ando paralelo com um outro olhar transmitindo o que vivo e sinto. São Paulo, onde morei na década de 80, deu também outra dimensão ao meu trabalho. Pela bagagem que tenho já sou consciente daquilo que faço. Meu trabalho é singular e plural", enfatiza Leonel Mattos.

"Os editais não funcionam, o Museu de Arte Moderna está fechado, acabaram as oficinas. Precisamos abrir o espaço das artes, principalmente, para os jovens, que tem como grande oportunidade o Salão de Arte. O artista, às vezes, fica sem espaço. O facebook, por exemplo, me abriu muito as portas, é onde vendo, divulgo, faço tudo. Gosto também de escrever pensamentos e não poesia. Acredito na pessoa e não sou de partido nenhum. A arte me proporcionou viajar pelo meu mundo mágico solitário", conclui o artista plástico Leonel.





E assim vai levando sua arte nesse universo contestador de ideias, simplesmente e humildimente, na inconstância e sede de todo artista que se preza. Viva a cultura baiana e todos os artistas dessa terra à beira mar, 'orixizada' (termo inventado por mim) e eternizada.     

O Artista
Leonel Mattos nasceu em Coarací (BA). Iniciou sua carreira artística em 1971, realizou sua primeira individual em 1974, na Galeria ESAF (BA). Mudou-se para São Paulo, participou de vários salões oficiais por todo o Brasil.

O cineasta baiano Tuna Espinheira realizou um curta sobre a sua obra intitulado 'Leonel Mattos A 24 Quadros por Segundo', que fora lançado na Jornada de Cinema Internacional da Bahia, onde foi premiado, como melhor produção. Contatos: 71- 8805-3425/9961-7470. E-mail: leonelmattos@hotmail.com

Acesse: www.leonelmattos.blogspot.com

TEXTO: RENATA OURO