domingo, 4 de outubro de 2009

WORKSHOP DE CONTEÚDOS DIGITAIS ENCERRA COM DOCUMENTÁRIO PRODUZIDO PELOS ALUNOS!

Gravações pela cidade de Aracaju, produção de programas e vinhetas, entrevistas, enquetes, filmagens durante a abertura do CURTA-SE 09 no Cinemark do Shopping Jardins e tour cultutal por Laranjeiras, aliados aos conhecimentos passados pelos ministrantes da oficina, originaram um documentário que será disponibilizado e publicado na TV web Casa Curta-SE. O curso se encerrou ontem (03) na Casa CURTA-SE com a finalização do material, além de uma sabatina e avaliação final dos alunos.

O sucesso dessa turma foi tanto, que alguns professores se dividiram e foram dar uma oficina de rádio na comunidade do Quissamã, município de Nossa Senhora do Socorro (SE), a convite da ENECOS, MST, Coletivo Geografia na Luta, Coletivo de História, Via Campesina, e Movimento dos Trabalhadores Urbanos (MOTU). Uma iniciativa do curso de Formação Política da Comunicação da UFS.

O workshop, foi uma das novidades do Curta-se 9, que visava criar coletivamente a comunicação web e de rádio usando como intermédio o própio festival, a partir de uma rádio Amnésia e da web e TV Curta-se com a utilização de softwares livres.
Ananias Pereira (AL), bolsista e pesquisador do Ministério da Cultura (Minc), Ricardo Ruiz (RN), comunicólogo e colaborador da Rádio Cidadão Comum e da Rádio Amnésia, José Balbino (BA), bacharel em Comunicação e realizador de projetos de formação para o uso inteligente da conexão internet com utilização de softwares livres, Sérgio Melo (AL), jornalista e radioativista do Coletivo Rádio Amnésia, e Cristina Llanos (BA), artista multimídia que vem utilizando ferramentas livres e publicando tutorias em licenças GPL na internet, foram os oficineiros.

Segundo o comunicólogo, Ricardo Ruiz, o festival vai ficar na saudade. “A experiência foi muito boa porque tinham alunos de várias idades e mundos diversos, além de já terem uma visão do que é audiovisual tornando-se mais fácil passar os conhecimentos. O pessoal realmente se dedicou. O CURTA-SE é maravilhoso e vai ficar na saudade por ser feito para você pensar, além de uma equipe de produção surpreendente com profissionais dedicados, competentes e o grande diferencial é o alto-astral e alegria da galera. Isso levanta qualquer produção. Por isso, os festivais sulistas deveriam se espelhar no CURTA-SE e aprender com essa equipe, no quesito humildade de fazer um festival na alegria e certeza de que tudo dará certo no final. Então, está de parabéns e desejo vir mais vezes”.

De acordo com o bacharel em Comunicação, José Balbino, o diferencial maior do CURTA-SE é o investimento na produção. “O termômetro maior da oficina é o fato de pretendermos dar continuidade ao projeto por ter sido uma grande troca de conhecimentos. Já que a distância entre professor e aluno não existiu e transformamos tudo em uma grande coletividade. Um embrião para a própia casa com o intuito de criar um estímulo e incentivo a produção. Esse workshop não foi somente para preparar os alunos para o mercado de trabalho. O CURTA-SE quebra um pouco os estigmas de como se fazer um festival”.

Para o publicitário e estudante de Rádio e TV da UFS, Luiz Eduardo, sempre apreciei o festival. “Eu achei muito interessante o workshop, já que não temos acesso a estes recursos, principalmente, aos softwares livres e a grande maioria não tem condições de comprar”.

Jamisson Vasco, 12 anos, aluno do colégio Poeta José Sampaio em Nossa Senhora do Socorro (SE), foi a primeira vez que participou de uma oficina na Casa Curta-SE. “Foi boa a experiência, visitamos muitos lugares e fizemos entrevistas com pessoas que não conhecíamos até então. Todos os que se interessam pela arte devem participar e quem sabe no futuro ser um grande cineasta. Quem luta sempre alcança”.

Alan Alves de Souza, 15 anos, aluno do colégio Poeta José Sampaio em Nossa Senhora do Socorro (SE), o workshop foi importante para a sua futura carreira profissional. “Foi bom aprender muitas coisas diferentes e nunca tinha falado ao vivo em uma rádio, além de conhecer novas pessoas. A partir deste curso pretendo estudar computação, jornalismo ou ser cineasta”.

TEXTO: RENATA OURO - EQUIPE DE COMUNICAÇÃO CURTA-SE 9

Nenhum comentário: