terça-feira, 3 de novembro de 2009

Dublagem ao vivo foi a grande atração do FICI no Cinemark Jardins




Na penúltima tarde da 7ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), a sessão única de dublagem ao vivo com o casal de atores, Wendell Bezerra e Angélica Santos, foi a maior expectativa do grande público que aplaudiu, elogiou e se encantou com a performance da dupla durante o filme dinamarquês ‘Prop e Berta’.

Direção de Per Fly, filmado em 2001 e duração de 73 min, ‘Prop e Berta’ narra a história do senhor Prop, que herda uma casa na floresta, mas sua vizinha é a mais malvada bruxa do mundo e não quer ninguém por perto. Felizmente, ele pode contar com a sua amiga Berta, uma vaca falante e temperamental, além da ajuda dos Cranburpers, quatro anõezinhos muito engraçados.

O casal, que há 27 anos faz dublagem, arrancou suspiros da platéia, não somente das crianças, na sessão de dublagem ao vivo pela primeira vez em Aracaju, uma das grandes novidades do festival neste ano. Durante o filme ‘Prop e Berta’, Angélica, fez todos os personagens femininos e Wendell dublou os masculinos. Além da capital, a dupla, através do projeto, percorreu por São Paulo, Brasília, Salvador e Recife.

Ele, Wendell Bezerra, tem no currículo um dos personagens mais famosos e queridos do universo infantil, que é o inesquecível ‘Bob Esponja’ com suas atrapalhações e peripécias no fundo do mar. Já ela, Angélica Santos, empresta sua voz a um dos personagens mais carismáticos e que adora engolir o ‘r’, o famoso ‘Cebolinha’ com seu cabelo peculiar de três fios apenas do fantástico criador em quadrinhos, Maurício de Sousa.

‘Bob - O Construtor’ (Discovery Kids), Dragon Ball, Jackie Chan (ator, produtor, roteirista, coreógrafo e diretor de cinema chinês especialista em artes marciais), Samwise Gamgee ou Sam (Senhor dos Anéis), Simon (Alvin e os Esquilos), Edward Cullen (A Saga Crepúsculo: Lua Nova), Leonardo Di Caprio, Edward Norton, são alguns dos personagens, desenhos e atores famosos na vida de Wendell.

Já Kimi (Os Anjinhos), Kevin (Anos Incríveis), Winona Ryder, Cameron Diaz, Angelina Jolie, Penélope Cruz, Drew Barrymore, são alguns dos personagens e atrizes famosas na vida do ‘Cebolinha’, ou melhor, da Angélica. Além disso, o casal também tem inúmeras séries e programas na TV, como no canal Discovery.

Segundo Wendell, as sessões de cinema dubladas fazem o maior sucesso. “O preconceito que existia em relação a dublagem foi se extinguindo e agora cresceu muito com o DVD. A cada seis meses surgem novos canais de dublagem. O público prefere cada vez mais a programação dublada do que a legendada, incluindo, o cinema e canais de TV. É uma tendência que cresce cada vez mais. Para ser dublador tem que ter DRT de ator e fazer cursos sempre, além de correr atrás das oportunidades. Eu recomendo o site http://www.universidadededublagem.com.br/”.

De acordo com Angélica, os dubladores tem um público cada vez mais fiel. “Estou adorando o festival e quero ver se volto com mais calma e em uma outra oportunidade para conhecer melhor a capital. É nessas horas, nas sessões de dublagem ao vivo, que nós nos realizamos mais e podemos receber as palmas do público, além de interagir e ver de perto as reações dos mesmos. Nós, apesar de estarmos nos bastidores, sempre por trás da tela, temos muitos fãs de todo o Brasil, além de comunidades. As vezes, os fãs sabem muito mais da nossa vida do que nós mesmos. Já temos um público fiel e que cresce a cada ano”.

Em outras capitais, foram dublados os filmes de animação ‘Os Três Ladrões’ (Alemanha), e o emocionante filme de ficção, ‘Muito Prazer, Eugênio’ (Suíça). Somente durante a programação do FICI, é que o público tem a oportunidade de conferir de perto um show de técnica e habilidade, juntamente, a identidade revelada dos profissionais que contribuem para o sucesso de tantos filmes com suas vozes marcantes.

A jornalista do Jornal da Cidade, Célia Silva, acompanhada da sua filha, Lara M. da S. Santos, levou sua pequena para conhecer o dublador de Bob Esponja, seu personagem preferido. “Eu vim para conhecer de perto o trabalho dos dubladores, já que conhecemos as vozes e nunca os atores pessoalmente. Sempre prestigio o festival que a cada ano traz uma novidade diferente. Minha filha é apaixonada por Bob Esponja e ficou louca quando soube que o dublador estaria aqui. Vou ficar na expectativa para saber qual será a surpresa do festival para o próximo ano”.

O Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) foi uma realização da Copacabana Filmes e Espaço Z, que contou com o patrocínio do McDonald's, Oi, Dasa, ONS, Cinemark, BNDES, Governo Federal e produção local da Casa Curta-SE. O evento prosseguiu até o dia 1º de novembro, com exibição de filmes de animação no Cinemark Jardins.

TEXTO: RENATA OURO - EQUIPE DE COMUNICAÇÃO VII FICI - CASA CURTA-SE

Nenhum comentário: