terça-feira, 3 de novembro de 2009

FICI encerra e deixa saudades no público
















A 7ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), deixou com gostinho de quero mais o grande público que prestigiou o festival, que prosseguiu até o último domingo (01/11) no Cinemark Jardins.

‘Quem diz que Criança tem Medo de Escuro Nunca esteve neste Festival’ foi o slogan do evento que exibe os melhores e mais premiados filmes infantis do mundo. Brasília, São Paulo e Campinas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Niterói, e Salvador foram as demais localidades agraciadas com o festival.

Pré-Estréias Internacionais com a exibição dos filmes ‘O Melhor Amigo da Lua’ (Alemanha), ‘Histórias Preciosas’ (Rússia) e ‘O Segredo de Kells’ (Irlanda, França e Bélgica), Sessão de Dublagem ao Vivo, Sessão Anima Mundi, os Melhores do Prix Jeunesse (reunião das melhores produções de TV do mundo realizado pela Fundação Prix Jeunesse, na Alemanha), Músicas Animadas, Sessão Prêmio Brasil de Cinema Infantil – Animação e Ficção, 14x Animação (panorama do cinema infantil no Brasil), Panorama Teen, ‘O Rei e o Pássaro’ (França), fizeram parte do festival.

E ainda, contou com ‘As Aventuras de Azur e Asmar’ (França, Espanha, Itália e Bélgica), ‘As Aventuras do Príncipe Achmed’ (Alemanha), ‘Príncipes e Princesas’ (França), Castelo Rá-Tim-Bum – o Filme dirigido pelo cineasta Cao Hambúrguer, ‘Juro que Vi’ (diversas histórias dos mitos do folclore brasileiro), projeto ‘A Tela na Sala de Aula’, e por fim, a oficina de cinema de animação com a coordenadora, Carina Camurati, compreenderam toda a programação do FICI, que a cada ano atrai pessoas de todas as idades.

Com o apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), através do projeto ‘A Tela na Sala de Aula’, durante o FICI são oferecidos ingressos gratuitos a crianças em situação de risco social e também a alunos da rede pública de ensino, bem como a instituições. Nesta edição, em Aracaju, ainda teve a participação de crianças de Laranjeiras e Estância, municípios pertencentes ao Estado, através do Centro de Estudos Casa Curta-SE, onde mais de sete mil crianças foram beneficiadas com o projeto.

Para Sandra Regina, que foi acompanhada das suas sobrinhas Camila Delfino, 03 anos, e Maria Eduarda, 05 anos, os filmes que passam durante o festival são mais interessantes que os filmes da programação do cinema local. “Eu acho importante este cinema mais alternativo sem o estilo americanizado. Os filmes são mais criativos e percebi que as crianças se empolgam e curtem mais. É uma pena que a programação não possa ficar sempre. As minhas sobrinhas adoraram o filme alemão ‘O Melhor Amigo da Lua’ e querem assistir de novo. Eu sou mais este estilo do que a enlatada e americanizada como ‘Tá Chovendo Hambúrguer’, o mais recente visto pelas minhas sobrinhas e que não encantou muito”.

Já Ana Elisabete, com seus filhos, Ivan Sebastian B. dos Santos, 09 anos, e Ivo S. B. dos Santos, 03 anos, prestigiaram pela primeira vez o evento. “Gostei muito do FICI e adorei a surpresa desta edição, que foi a sessão de dublagem ao vivo. Meus filhos também são fãs do Bob Esponja e Pica-Pau. Com certeza, o festival ficará na saudade e na memória”.

O Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) foi uma realização da Copacabana Filmes e Espaço Z, que contou com o patrocínio do McDonald's, Oi, Dasa, ONS, Cinemark, BNDES, Governo Federal e produção local da Casa Curta-SE.

Mais informações sobre o festival pelos sites: www.festivaldecinemainfantil.com.br, www.cinemark.com.br, ou através do Centro de Estudos Casa Curta-SE, localizada na Rua Teixeira de Freitas, 175, bairro Salgado Filho. O telefone de contato é o 79 - 3302-7092 ou pelo e-mail: fici.curtase@gmail.com

TEXTO: RENATA OURO - EQUIPE DE COMUNICAÇÃO VII FICI - CASA CURTA-SE

Nenhum comentário: