segunda-feira, 8 de março de 2010

Alegria e emoção na noite de encerramento da Oficina de Preparação de Elenco para o filme ‘Aos Ventos que Virão’!






Alunos, equipe técnica do filme ‘Aos Ventos que Virão’ e a Casa Curta-SE se confraternizam na última noite de encerramento da Oficina de Preparação de Elenco, ministrada pelo paulistano Sérgio Luiz Penna, que aconteceu ontem (05/03) no Teatro Tobias Barreto com a presença do diretor e cineasta do filme, Hermano Penna, e do Produtor Executivo, Farid Tavares.

A oficina, realizada pela Casa Curta-SE e Luz XXI, contou com a participação de 30 atores sergipanos, dentre eles os consagrados e veteranos, Vieira Neto, Orlando Vieira e Antônio Leite, além de novos e já reconhecidos talentos como os dos atores, César Leite, Diane Veloso e AnaMaria Brazil. Já na turma da Bahia, teve a presença da atriz Andréa Villela.

Desde o dia 22 de fevereiro, os 41 alunos, dos quais 11 baianos, se concentraram entre prática e teoria no Teatro Tobias Barreto, com a carga horária de 176 horas/aula para a turma de sergipanos, e 67 horas/aula para a turma baiana participante da mesma. Já a aula prática aconteceu no último dia 05, onde os alunos puderam vivenciar a ambientação do filme no povoado Feijão, localizado em São Cristóvão (SE). A oficina prossegue até hoje (07/03) no TTB.

Segundo o Preparador de Elenco para Cinema e TV, Sérgio Penna, que já preparou atores globais como Rodrigo Santoro, Caio Blat e Daniel de Oliveira, o grande objetivo da oficina foi trabalhar a todo o momento com a veracidade da interpretação aliando o ambiente interno com o externo, importante para a construção dos personagens e familiarização com a própria história do filme.

“A oficina foi um encontro com a história de Sergipe em meados de 40 e 50 no sertão sergipano e suas respectivas transformações sociais. Os atores, tanto baianos, quanto sergipanos, emprestaram todo o seu imaginário e relação com o lugar, objeto de estudo do filme. Logo no início mostrei um pouco dos filmes que fiz para que os alunos pudessem entender como o trabalho se processa e pudessem me conhecer, juntamente, a minha linguagem e técnica utilizadas”, ressalva o paulistano Sérgio.

De acordo com Sérgio Penna, através dos exercícios teóricos e práticos propostos durante a oficina, ia-se se descobrindo cada ator e seu potencial entrando pouco a pouco no universo dos personagens junto as questões dramáticas do filme gerando um excelente resultado.

“O ambiente externo tem o calor, o chão, as pedras, a poeira, o contato real das pessoas com o ambiente real do filme. Por isso, esta aula prática no povoado Feijão em São Cristóvão (SE), já havia sido proposta. Por isso, fiquei muito feliz em vir a Aracaju e colaborar com um filme tão denso, forte e humano como o do Hermano Penna. Ele é um cineasta que tem os olhos e os ouvidos voltados para o interior do Brasil, sendo de fundamental importância sair do eixo Rio-São Paulo e conhecer outros artistas, pessoas e realidades”, enfatiza Sérgio Penna.

A parceria junto a Casa Curta-SE na realização das oficinas tanto de Produção Executiva, que aconteceu de 04 a 09 de fevereiro, ministrada por Farid Tavares, quanto a de Preparação de Elenco, sob a orientação de Sérgio Penna, agradou muito aos alunos, bem como toda a equipe técnica do filme ‘Aos Ventos que Virão’.

“Eu fui muito bem recebido e senti uma estrutura de produção muito boa por parte da Casa Curta-SE porque é disso que nós precisamos, de condições para se trabalhar e de gente que cuide de toda essa infra-estrutura no que diz respeito a realização de um filme. Estou muito contente porque sem a integração de todos não teríamos chegado a este resultado. Na aula prática, realizada no povoado Feijão em São Cristóvão (SE), por exemplo, podemos dizer que contamos com um mini set de filmagem, apesar de ser apenas um ensaio, contudo sério, mas com vistas para a filmagem”, conclui Sérgio Penna.

A realização desta atividade, no povoado Feijão em São Cristóvão, contou com o apoio da própria Secretaria Municipal de Cultura de São Cristóvão.

Para Farid Tavares, que ministrou a oficina de Produção Executiva, os alunos o surpreenderam por se mostrarem interessados o tempo inteiro e por quererem trabalhar com produção de fato.

“Foi muito legal, um prazer ter feito a oficina e o trabalho da Casa Curta-SE foi magnífico por envolver todos no processo. Contudo, em Sergipe ainda está faltando algo para acontecer cinema de fato aqui. O que está faltando é os cineastas sergipanos e as pessoas que fazem e trabalham com cinema se unirem e brigarem para que o poder público possa dar todas as condições necessárias para uma produção séria e coerente como é o cinema para que tenha de fato uma produção cinematográfica sergipana e adentrar consideravelmente nesse cenário”, ressalta Farid Tavares.

Ainda, segundo Farid Tavares, deveria haver concursos de longas e curtas metragens, além de mais incentivos, já que para ele, o que falta é mais produtos sergipanos feitos por sergipanos e não esperar somente por produções de fora. “Sem isso nunca vai ter cinema em Sergipe”, complementa Farid, Produtor Executivo do filme.

Aluna conta experiência vivida durante a Oficina de Preparação de Elenco

Atriz, cinco anos de profissão e amor a arte de interpretar, integrante dos grupos teatrais sergipanos, ‘Oxente’ de Teatro e do ‘Marionetas de Sergipe’, AnaMaria Brazil, uma das alunas da oficina, já teve a oportunidade de fazer um intercâmbio entre Portugal-Espanha por conta da peça ‘Auto da Barca do Inferno’, fruto da parceria com o Governo do Estado.

Participante do filme ‘O Senhor do Labirinto’, do diretor e cineasta Geraldo Motta, comenta que o viés da oficina com o Sérgio Penna foi totalmente diferente e até agora dentre as opiniões de colegas de profissão, o filme ‘Aos Ventos que Virão’, do diretor e cineasta Hermano Penna, foi a melhor produção da qual já participaram.

“O Sérgio é um divisor de águas e dono de um método próprio e sutil, que faz com que os atores mergulhem dentro de si para que se conheçam melhor. Ninguém ainda sabe qual será o seu personagem, o diferencial desta preparação e produção, é que nós atores mergulhamos, primeiramente, na história do filme. A linha do Hermano Penna é o personagem falando do silêncio. Cinema é muito forte e denso ao mesmo tempo”, enfatiza AnaMaria Brazil.

A atriz diz ter conhecido o diretor Hermano Penna através de um encontro informal juntamente com o Produtor Executivo, Farid Tavares, e a produtora de São Paulo, Ana Cláudia, fruto de um convite da sua amiga e também atriz, Priscila Batista. A partir desse encontro, o Hermano foi conhecendo um pouco mais sobre os artistas, grupos, instituições e trabalhos locais fazendo questão de visitar, juntamente com sua produção, até universidades sergipanas.

“Todo o processo de produção e equipe do filme ‘Aos Ventos que Virão’ está de parabéns juntamente com a Casa Curta-SE, além de termos sido muito bem recebidos por ambos. Esperamos que todos que fizeram a oficina possam ser aproveitados e podemos dizer que estamos aptos a fazer qualquer papel porque com a oficina fomos preparados para tal. Nós atores só temos a agradecer a oportunidade”, conclui AnaMaria Brazil.

'Aos Ventos que Viram' conta com o apoio do Governo do Estado (SECOM e SECULT), do Instituto Banese, Prefeitura de Poço Redondo, Prefeitura de São Cristóvão (SECULT) e da Energisa.

Mais informações do filme ‘Aos Ventos que Virão’ no Centro de Estudos Casa Curta-SE, localizada na Rua Teixeira de Freitas, 175, bairro Salgado Filho, ou pelo telefone (79) 3302-7092. Ou mande um e-mail para operacional@curtase.org.br e acesse o novo site pelo endereço eletrônico www.curtase.org.br e o blog pelo endereço blog.casacurtase.org.br

TEXTO: RENATA OURO - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO CASA CURTA-SE
FOTOS:RENATA OURO

Nenhum comentário: