sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Convidados se divertem no passeio cultural por Laranjeiras!

Alegria, diversão, alto astral e gargalhadas foi assim durante todo o tour por Laranjeiras na companhia da guia local vinculada ao Ministério do Turismo, Angela Lima, que conduziu o grupo de alunos do workshop Conteúdos Digitais, ministrantes da oficina e convidados. O transporte foi cedido pela Prefeitura Municipal de Laranjeiras.

Museu Afro-Brasileiro, Igreja Sagrado Coração de Jesus (igreja matriz do município), Igreja Senhora da Conceição dos Pardos, Ponte Nova e o Campus de Laranjeiras pertencente a Universidade Federal de Sergipe, foram os principais pontos turísticos visitados. O passeio histórico-cultural, ainda contou com um belo almoço e um cortejo folclórico, que encantou a todos pela divulgação do artesanato e de grupos típicos da região.

Já os radioativistas da Rádio Amnésia 88,5 e ministrantes do workshop Conteúdos Digitais, montaram uma rádio em tempo real via internet em frente ao Campus de Laranjeiras. Músicas e entrevistas com os organizadores do CURTA-SE 9 e alunos da UFS fizeram parte da programação. Para obter mais informações acesse o blog: http://sambadadecoco.blogspot.com/

A rádio consiste em uma parceria entre o Ponto de Cultura Coco de Umbigada e a Rádio Amnésia, que foi contemplada com o prêmio ‘Pontos de Mídias Livres’, do Ministério da Cultura (Minc). Através do trabalho conjunto, a mesma realiza transmissões em FM e via internet na comunidade do Guadalupe (Olinda – PE).

Segundo o jornalista e radioativista da Rádio Amnésia, Sérgio Melo, é muito importante essa desconstrução da relação espacial e atemporal que o festival proporciona, além de tudo aquilo que está sendo divulgado e produzido. “Toda a iniciativa a democratização do acesso aos bens democráticos no Brasil é plausível, inclusive, a interação com pessoas de outros Estados e os moradores da cultura local, faz do CURTA-SE uma logística de sucesso”.

Para o estudante do ensino médio e aluno do workshop, Marcos Aurélio, afirma que a oficina foi um ponto de encontro. “O workshop está dando a oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos, além de conhecer novas pessoas. Acho que a qualidade do cinema brasileiro está melhorando muito e em pé de igualdade para competir com os estrangeiros. Por isso a tamanha qualidade apresentada pelos filmes concorrentes do festival”.

Guido Contevillecazes, aluno do workshop, o passeio foi uma idéia formidável. “A intenção foi válida porque é difícil ter algo diferente em Aracaju, além de não ter centralizado as ações na capital, como de costume e a Casa Curta-SE conseguiu desmembrar tudo”.

Já para o estudante de Teatro do Campus Laranjeiras, cartunista do Correio de Sergipe, integrante da banda Sulanca e ator do grupo U.T.Riso, que participou da Rádio Amnésia, Cyborg, foi inusitado encontrar uma rádio operando em tempo real em frente ao Campus. “Acho muito interessante o CURTA-SE e adoro os filmes de animação pelo qual sou fascinado. O Bacharelado em Teatro e a implantação do curso de Cinema na UFS serão as metas da primeira turma de Teatro do Campus. Então, o CURTA-SE veio suprir esta necessidade dando o ponta pé inicial e espero que dentre em breve nos consigamos vencer esta causa”.

Hoje (02) o tour irá se concentrar em Estância, outro município histórico-cultural de Sergipe. Ilha da Sogra e Praia do Saco serão um dos locais visitados.

TEXTO: RENATA OURO - EQUIPE DE COMUNICAÇÃO CURTA-SE 9

Nenhum comentário: