sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Segunda Noite do CURTA-SE 9 tem casa cheia com a exibição de longas e vídeos segipanos!

30/10/09

Aplausos, suspiros, sala de exibição lotada, assim foi a segunda noite do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (CURTA-SE 9), que acontece até o dia 03 de outubro no Cinemark Jardins. Uma das noites mais esperadas pelo grande público encantou a todos pelos filmes concorrentes, tanto pela qualidade, como pela variedade de gêneros.

Mostra Competitiva de Curtas 35mm Iberoamericanos, contou com a exibição de ‘A Saga das Candangas Invisíveis’ de Denise Caputo, ‘Espalhadas pelo Ar’ de Vera Egito, ‘Blackout’ de Daniel Rezende, ‘Os filmes que não fiz’ de Gilberto Scarpa, e ‘Dossiê Rê Bordosa’ de César Cabral.

Mas os que mais causaram frisson e delírios na platéia foi a animação clássica, sátira e histórica da literatura em quadrinhos, ‘Dossiê Rê Bordosa’, um fortíssimo candidato a prêmio, ‘Espalhadas pelo Ar’, um filme que termina com um silêncio e um olhar entre duas personagens de mundos aparentemente distantes, inclusive, pela idade, inteligentemente acabado e dirigido. E finalmente, ‘Os filmes que não fiz’, pela ousadia, humor, criatividade e linguagem utilizada pelo diretor, que levou a platéia as gargalhadas.

Segundo a atriz Ana Carolina Lima, a protagonista do filme ‘Espalhadas pelo Ar’, que veio representando a diretora, se encantou com a cidade de Aracaju e com o festival. “Estou agradecida de estar aqui, por ter sido convidada e poder conhecer este lugar que é uma delícia. O filme que participo foi um trabalho de conclusão de curso da ECA (TCC/ CTR-ECA USP 2007), feito por atores iniciantes como eu que nunca tinha feito cinema na vida”.

Em seguida, foi a vez da Mostra Competitiva de Longas, com a exibição de um dos filmes mais esperados e também um forte candidato a prêmio, ‘ A Festa da Menina Morta’ do ator e estreante diretor, Mateus Natchergaele, que agradou e prendeu a platéia pelos questionamentos e dramas vividos pelos personagens, a religião, a crença, o ritual da enigmática comunidade do interior. Pena que não pôde comparecer ao festival por conta dos compromissos e agenda pessoal.

Por fim, a noite encerrou com a Mostra Competitiva de Vídeos Sergipanos. ‘Quatro e Meia’ de Martha Licia, ‘Miguel – Sem Anos de Solidão, Cem Palavras para Acompanhar’ de Ítalo Lucas de Melo, ‘Desconforto ou qualquer título que lhe caia Melhor’ de Alessandro Santana, ‘O Perfeito’ de Marcelo R. Belarmino, ‘Conte seu Causo’ de Fátima Goes, e ‘O Arquivo de Ivan’ de Fábio Rogério, são os concorrentes. Outro filme exibido fora da mostra competitiva foi o ‘Nova Iorque: Canto e Babaçu’ dirigido por Rita Simone.

Para o estudante da UFS, Luan Frederico, que prestigia o evento pela primeira vez, discorda da maioria do público e não aposta em nenhum dos filmes concorrentes e nem arrisca um palpite. “O festival está bem bacana por também divulgar a cultura do nosso Estado e pretendo vir mais vezes”. Já o estudante de Direito da Pio Décimo, Luíz Fernando, veio conferir os curtametragens e a animação de ‘Dossiê Rê Bordosa’, os seus preferidos. “Todo incentivo a cultura, principalmente, ao cinema sergipano, uma das áreas mais carentes, é sempre salutar e espero que surjam novas produções e incentivos”.

O Curta-se 9 conta ainda com programações diversas no Espaço Cultural Semear Petrobras, Centro de Criatividade, Torre do Mar, Auditório da UFS, Casa Curta-se, Laranjeiras e Estância. Alguns eventos estão contando com a cobertura e transmissão em tempo real pela internet com a participação dos internautas através do chat e endereço eletrônico: curtase9.gatodigital.org

A mesa redonda: Memórias Locais do Cineclubismo em Sergipe, que aconteceu no Espaço Cultural Semear Petrobras, com a participação dos jornalistas sergipanos, Ivan Valença e Ancelmo Góis, da diretora do CNC/BA-SE, Gleiciara Ramos, sob a coordenação da jornalista paulistana, Rosário Caetano, foi agraciada com esse sistema sendo transmitida em tempo real pelo portal Terra.

TEXTO: RENATA OURO - EQUIPE DE COMUNICAÇÃO CURTA-SE 9

Nenhum comentário: