quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Países Lusófonos: Semelhanças e Diferenças





A Língua
Você sabe quais são os países lusófonos que tem por sua vez como idioma oficial a Língua Portuguesa? São eles: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Macau (República Popular da China), Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste. Desde 13 de julho de 2007, a Língua Portuguesa é também oficial na Guiné-Equatorial. E ainda, nos antigos territórios da Índia Portuguesa (Goa, Damão, Ilha de Angediva, Simbor, Gogolá, Diu, Dadrá e Nagar-Aveli), em pequenas comunidades que faziam parte do Império Português na Ásia como Malaca (Malásia) e na África Oriental como Zanzibar (Tanzânia).

A Língua Portuguesa é uma língua românica, flexiva, que se originou no que é hoje a Galiza e o Norte de Portugal, derivada do latim vulgar falado pelos povos Pré-Romanos, que habitavam a parte ocidental da Península Ibérica (Galaicos, Lusitanos, Célticos e Cónios) há cerca de dois mil anos. O idioma se espalhou pelo mundo nos séculos XV e XVI. Com mais de 260 milhões de falantes, como língua nativa, é a quinta língua mais falada no mundo, a mais falada no Hemisfério Sul, a terceira mais falada no Mundo Ocidental e dos que utilizam o Alfabeto Latino. O capítulo de hoje tem ares de ‘uma casa portuguesa com certeza’.

História
Portugal, república atlântica com longas planícies e 11 milhões de habitantes, ocupa quase 16% da Península Ibérica compreendendo também as Ilhas de Açores e Madeira, com colônias na Ásia e na África. Um território montanhoso e de clima diverso, por sua vez, é a terra das castanheiras, das nogueiras, das figueiras, das amendoeiras, dos carvalhos e das oliveiras. Esta última, as oliveiras, dão origem ao azeite dando um toque especial na deliciosa e pitoresca culinária de uma verdadeira casa portuguesa.

Lisboa, capital de Portugal, é um grande centro comercial, e de escala das comunicações marítimas e aéreas, com 13 km de cais à margem direita do Rio Tejo. Além de indústrias diversas, Portugal, tem uma história marcada por grandes terremotos, em especial, o de 1755 com 30 mil mortos. A moeda atual é o EURO. Depois de muitas epopéias, Lisboa é uma das capitais mais prósperas e belas da Europa.

O dia 10 de junho é a data em que se comemora o Dia da Pátria, o Dia das Comunidades Portuguesas, o Dia de Camões, escritor português de destaque no século XVI, autor da epopéia nacional ‘Os Lusíadas’, dentre outras pérolas da literatura lírica. Um país famoso e reconhecido pelos seus saborosos vinhos, cada vez mais apreciados no mundo inteiro, já que a principal cultura é a da vinha.

Turismo
Com 850 km de Costa aliado a um clima ensolarado e de cálidas praias, inclusive, algumas selvagens, Portugal, é um grande centro urbano e turístico onde o visitante terá o prazer de conferir os belíssimos Museus, Mosteiros, Conventos, Castelos, Teatros, Galerias, Aldeias Históricas, Igrejas, Praças, Monumentos Históricos (entre os diversos existentes, há três dos mais importantes monumentos portugueses considerados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO), Recantos à Beira-Mar, Rotas Culturais no Douro, as belezas naturais do Alentejo, o Vale do Tejo, Pinhal de Leiria, o Centro de Portugal, Cavernas, dentre outros.

O turista poderá apreciar belas exposições, fóruns culturais, recitais, o Centro Português de Fotografia (CPF), o Centro das Artes - Casa das Mudas, além da moda e estilo clássico local, dentre outros encantos pitorescos e atrativos locais. Outra excelente opção são os passeios nos Açores para quem gosta de desporto ao ar livre, os esportes radicais, o ecoturismo, o golfe, o turismo de aventura em plena natureza, desde um simples refúgio em Porto Santo.

‘A Cascata’, ‘Churrasqueira a Pegacha’, ‘O Pelicano’, ‘Adega do Fidalgo’, ‘A Lareira’ e ‘Pizzaria Avenida’, são algumas opções de restaurantes para se deliciar com a gastronomia excepcional portuguesa. Com certeza é uma excelente opção de férias, descanso, cultura, esporte e lazer.

Eventos do mês de Setembro de 2010
Em Setembro, assista ao Douro Film Harvest na região onde se produz o famoso Vinho do Porto. Este encontro internacional de cinema coincide com a época das vindimas, que enchem de animação o Alto Douro Vinhateiro, e conta com a presença de atores e realizadores de renome internacional. Ao longo de cinco dias, o festival exibe obras inéditas, filmes independentes e outros já premiados, em competição pelo prêmio Turismo do Douro. Os filmes são criteriosamente selecionados e asseguram uma profunda harmonia com o romantismo das paisagens naturais desta região vinícola.
Outra opção é a ilha Vila Baleira, que dedica um festival ao navegador Cristóvão Colombo, por onde passou e viveu alguns anos da sua vida. Este festival visa relembrar as passagens e vivências deste navegador pelo Arquipélago da Madeira, nas suas viagens rumo ao continente americano, bem como toda a epopéia da época dos descobrimentos. Música, exposições, animação de rua, encenação de ambientes medievais recriam o desembarque de Colombo e seus acompanhantes no cais da cidade. Um cortejo histórico marca também esta semana.

Já a Feira França, da Viseu medieval, foi crescendo e hoje acolhe muita música, folclore, artesanato, gastronomia e muita animação. Com espetáculos feitos de muita cor e som no palco da feira, além das provas de saltos e obstáculos no Centro Hípico, dos passeios de Cicloturismo, dos Concursos de Pesca, das demonstrações de paraquedismo e acrobacias aéreas no Aeródromo Gonçalves Lobato, e das Provas de Atletismo.

Venha atravessar a pé a maior ponte da Europa! Uma vez por ano, na Ponte Vasco da Gama os carros cedem o lugar aos participantes na Meia Maratona de Portugal. Esta prova competitiva integra o calendário oficial da AIMS – Associação internacional da Maratona - e disputa-se ao longo de 21.095m, com início na Ponte Vasco da Gama e meta no Parque das Nações, junto ao Pavilhão de Portugal. Simultaneamente, ocorre a Mini-Maratona, uma prova com cerca de 8km, onde cada um percorre de acordo com o seu ritmo, seja de corrida ou de passeio, já que o objetivo principal, é participar e conviver.

A Música
O fado, música popular portuguesa, gênero musical mais conhecido, difundido e que projetou este país para o mundo, é uma canção urbana dolente, melancólica, nostálgica, acompanhada por guitarra portuguesa, guitarra clássica, violino, violoncelo, até por orquestra. A característica marcante e peculiar é o fato das canções narrarem, geralmente, casos de amor, ciúmes, pequenas histórias do cotidiano. O fado se origina da palavra em latim ‘Fatum’ e significa destino, tendo se originado na primeira metade do século XIX.

O fado moderno iniciou-se e teve o seu apogeu com a saudosa atriz de teatro e cinema, e cantora portuguesa, Amália Rodrigues, que popularizou o fado dos grandes poetas, como Luís de Camões, José Régio, João Ferreira-Rosa, dentre outros nomes ilustres e consagrados. Filha de um músico sapateiro, a fadista que também cantarolava tangos de Carlos Gardel, no dia 06 de outubro de 1999, aos 79 anos de idade, uma voz se cala, morre a rainha do fado.

Foi encontrada sem vida às oito horas da manhã em seu apartamento pela sua secretária particular. Entre gritos, choros e palmas, o enterro de Amália Rodrigues foi seguido de um cortejo fúnebre da sua residência até a Basílica da Estrela, a mais antiga Igreja Católica de Portugal. Há onze anos, Portugal e sua legião de fãs do mundo inteiro, vive sem a diva lisboeta, que completaria este ano, 90 anos de idade.

Quer saber mais sobre a Lusofonia?
Quem quiser saber mais sobre a lusofonia conheça os trabalhos e projetos desenvolvidos pelo Instituto Cultural Lusófono (ICL), em Salvador (BA), que tem como Presidente e representante no referido Estado, a Museóloga, Cláudia Braga.
O ICL, fundado em 30 de abril de 2006 em Salvador (BA), visa promover o intercâmbio cultural lusófono por meio da circulação de produtos culturais nos diferentes países de Língua Portuguesa realizando eventos artísticos e culturais. Um exemplo é o Projeto Luso-Brasileiro ‘Você e Eu’, concerto que envolve a cantora portuguesa Teresa Salgueiro acompanhada por João Cristal – Septeto, que teve o seu primeiro show no dia 24 de maio de 2008 no Teatro Castro Alves (TCA) em Salvador. Um projeto apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura, o ‘FAZCULTURA’, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Contudo, o projeto, através de Cláudia Braga e da representante do ICL em Aracaju (SE), a jornalista Renata Ouro, está querendo se ramificar para Sergipe, Pernambuco, Maceió, Minas Gerais, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. A cantora portuguesa Teresa Salgueiro, por telefone, está louca para aportar na capital aracajuana e diz amar o Brasil. Quem se habilita a trazê-la para a terra das araras e cajus? E para levá-la aos demais Estados e capitais? O ICL também está aberto a novas parcerias e projetos. Aguarde o show de Teresa Salgueiro que será realizado em setembro de 2010 no TCA em Salvador (BA). O ICL fica localizado na Av. Vasco da Gama, 109/1503, Rio Vermelho, e os telefones para contato são: (71)-3334-8902/3334-0199. O e-mail é o: institutoculturallusofono-icl@hotmail.com


TEXTO: RENATA OURO e CLÁUDIA BRAGA

Nenhum comentário: